by Flavio Charchar

Jazz com Pandeiro

Desde que Tulio Araujo resolveu dedicar-se exclusivamente à música, criou uma regra básica em sua carreira: estar sempre em busca de novos caminhos, não importando o estilo de música com o qual estaria se envolvendo. Com uma trajetória de sucesso na área de tecnologia, Araujo chegou a morar por alguns anos nos Estados Unidos (San Francisco e New York) a serviço de grandes corporações, enquanto paralelamente conduzia sua carreira musical apresentando sua idéia de fundir o Pandeiro ao Jazz. Ao perceber que havia chegado ao limite dessa vida dupla, decidiu pedir demissão e perseguir seu sonho sem distrações. Desde então sua prioridade vem sendo o rompimento das barreiras e tradições do instrumento, profundamente enraizadas em universos com o Samba e o Choro. O pandeiro, mesmo tendo origens árabes, tornou-se uma entidade brasileira. O Jazz já não é mais um estilo musical, mas um estado de espírito que o instrumentista se coloca ao se desafiar nos caminhos da improvisação. E por que o pandeiro não pode estar incluso neste conceito? Esta é a missão de Tulio Araujo.

A busca por parceiros nunca foi fácil. Tulio vem trabalhando com diferentes instrumentistas ao longo de mais de 10 anos de pesquisas, testes e experimentos. Uma mente inquieta não consegue permanecer muito tempo num só lugar. Após a trégua da pandemia e o retorno da possibilidade de encontros presenciais, não perdeu tempo em formar um novo grupo com músicos que entendessem a proposta e topassem o desafio. Evan Megaro, pianista norte-americano residente no Brasil foi o primeiro a embarcar, seguido dos brasileiros Yan Vasconcelos no contrabaixo e Sergio Danilo nos sopros. Os ensaios começaram em 2021 e no começo de 2022 gravaram dois singles, disponíveis em todas as plataformas:

Não demorou muito para que a sonoridade peculiar do quarteto despertasse a atenção da crítica especializada. Em poucos meses foram destaque em veículos brasileiros como O Globo, Estado de Minas e A Folha de São Paulo, todas exaltando a originalidade e inteligência do projeto. Recentemente, em Abril de 2022, subiram ao palco do renomado Blue Note SP em uma noite lotada, homenagendo compositores como Duke Ellington, John Coltrane e Miles Davis. Atualmente o grupo encontra-se em processo de gravação do sexto álbum de Araujo, o primeiro com esta formação, a ser lançado ainda este ano.

  • Evan Megaro, by Flavio Charchar

    Evan Megaro

    Piano

  • Yan Vasconcelos, by Flavio Charchar

    Yan Vasconcelos

    Baixo Acústico

  • Sergio Danilo, by Flavio Charchar

    Sergio Danilo

    Sax, Clarinete & Flauta